TOMAR CAFÉ TAMBÉM É UMA ARTE - FAÇO PARTE 2012


Outras expo. com alguns trabalhos. Quem quiser dar uma olha esta convidado. Todas as informações importante sobre a expo. estão no texto a baixo. 

Projeto Cultural TOMAR CAFÉ TAMBÉM É UMA ARTE

O Curso de Artes Visuais da ULBRA e o McDonald’s do Canoas Shopping convidam para a abertura da exposição:
FAÇO PARTE 2012

Data: 29/06/2012 Horário: 16h

Local: Espaço Cultural Ray Kroc – McDonald’s Shopping

Período de visitação: de 29 de junho a 30 de julho de 2012


Os trabalhos desta exposição foram produzidos por alunos do Curso de Artes Visuais da ULBRA e  fazem referência ao universo dos Tattoo, Grafitti, Mangá e HQs.
Todos os trabalhos são figurativos, sem uma preocupação com manter uma “pureza” quanto a “modelos” ou técnicas. Pelo contrário há uma grande mistura desses aspectos. Num mesmo trabalho é possível identificar noções de desenho acadêmico combinadas com influências que vão da ilustração à street- art. Estas misturas refletem um universo riquíssimo de informações visuais, e esclarecem a importância de um dos caminhos pelos quais estas informações transitam. A web é o grande território de amostragem e vampiragem destas imagens, consumidas em velocidades cada vez maiores, exigindo uma expansão vertiginosa dos hds.
Estas combinações de imagens, de modo geral, ainda são tratadas de forma superficial nos cursos de Artes, talvez porque o território por excelência de trânsito delas seja muito mais o campo da comunicação do que um circuito tradicional da arte. No entanto, trata-se de uma discussão fundamental num  Curso de Licenciatura em Artes Visuais, pois ele pretende formar professores de artes com capacidade de dialogar com um público cada vez mais naturalmente envolvido com esta rede de imagens. Muito mais naturalmente tanto quanto culturalmente, pois tal imersão tem se revelado cada vez mais precoce, de modo que à intensidade das experiências vividas corresponde uma distância entre gerações e em conseqüência uma quebra dos códigos de linguagens e dos diálogos, os quais tem que ser constantemente atualizados.
Verônica Simm, uma das participantes da exposição, comenta que “usou como referência trabalhos de artistas encontrados da na rede social DeviantART, Glitter Sniffer e Manson Gothic, artistas com tendências a arte Lowbrow, também conhecido como "surrealismo pop". Nestes trabalhos aparecem referências underground como: Hqs, mangás, tatuagens, arte naif, graffiti, propagandas, música punk e sub-culturas” e que estes trabalhos tem encontrado cada vez mais espaço no gosto e no consumo de imagens entre jovens.

Texto enviado pela coordenação do curso de Artes Visuais da Ulbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário